segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Quatro truques rápidos para resolver problemas de rede

A conexão está “capenga”, sites estão sumindo e alguns programas não conseguem acessar a internet? Siga estas dicas para voltar a ficar online

Com o Windows 7 ficou mais fácil configurar e manter uma rede doméstica. Mas muitos problemas de rede ainda não podem ser facilmente resolvidos usando um painel de controle. Veja algumas dicas que podem ajudar.

Troque seu endereço IP

Se a conexão está se comportando de forma estranha ou você está recebendo mensagens de “conflito de endereço IP”, tente conseguir um novo endereço IP. Clique no botão Iniciar e digite cmd no campo de pesquisa. Clique no primeiro resultado da lista (que deve se chamar cmd) com o botão direito e selecione a opção Executar como administrador.

Isso irá abrir uma janela de linha de comando com permissões de administrador, permitindo que você altere as configurações de rede. Nela digite ipconfig /release e tecle Enter para descartar o endereço IP atual de seu computador. Isso irá interromper todas as suas conexões de rede. Agora digite ipconfig /renew e tecle Enter para pegar um novo endereço IP. Algumas informações sobre sua conexão de rede devem ser mostradas na janela. Digite exit e tecle Enter para fechar a janela.

Descarte o cache de DNS

A cada vez que você digita o endereço de um site (URL) no navegador, seu PC faz uma consulta a um servidor DNS para descobrir o endereço IP do servidor que responde por aquela URL para estabelecer uma conexão. Esta informação, é armazenada em um cache para acelerar consultas futuras, o “Cache de DNS”, que pode ficar desatualizado ou se corromper, o que leva a problemas de conexão (como sites que “somem” do nada).

Para limpar o cache, abra uma janela de linha de comando com permissões de administrador (como descrevemos na dica anterior), digite ipconfig /flushdns e tecle Enter.

Desligue e religue o roteador e o modem

Às vezes a causa dos seus problemas de conexão pode estar em seu modem (não importa se ADSL ou cabo). Também podem acontecer problemas na conexão entre o modem e seu roteador Wi-Fi. Em ambos os casos, reiniciá-los pode levar tudo de volta ao normal.

Para fazer isso do jeito certo desconecte os cabos de força de ambos os aparelhos, aguarde 30 segundos e reconecte o modem. Espere cerca de 1 ou 2 minutos até ele terminar a inicialização (geralmente até as “luzinhas” pararem de piscar) e aí religue o roteador.


Use o firewall do Windows para controlar quais programas podem acessar a internet

Adicione ou remova exceções ao firewall do Windows

Parece maluquice: você consegue navegar na internet, receber e-mails e conversar via MSN, mas existe um  programa em seu PC que não “enxerga” a conexão com a internet de jeito nenhum. Isso pode acontecer se, na primeira vez em que ele foi executado, você o bloqueou por engano no firewall do Windows. Nesse caso você terá de mudar manualmente algumas configurações no painel de controle do firewall para remover o bloqueio.

Clique no botão Iniciar, digite permitir no campo de busca e selecione a opção Permitir um programa pelo firewall do Windows. A janela que surgir irá listar todos os programas identificados pelo firewall do sistema. Clique no botão Alterar configurações, encontre o programa que deseja desbloquear na lista e marque a caixinha em frente ao nome dele, bem como as caixas para acesso a redes do Domínio, Doméstica / Corporativa e Pública, logo ao lado. Clique em OK e pronto.

Para bloquear um programa o processo é o inverso: encontre-o na lista e desmarque a caixinha em frente ao nome dele.

Fonte: Pc World

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